Loading...

O seu espaço: o que considerar

Está pensando em abrir um salão de beleza? Planejamento é fundamental! Atente-se às dicas abaixo e saiba como pensar a localização e o interior do salão, entre outros pontos importantes.

Localização

Pense em instalar seu salão em um ponto estratégico, de acordo com seus objetivos. O ideal é procurar uma região onde não existam outros salões próximos.

É importante também pensar na questão de estacionamento. Se o salão não tiver espaço para isso, certifique-se, pelo menos, de que há locais na rua para estacionar por perto.

Serviços

A arquiteta Taciana Leme destaca que, antes de escolher o imóvel, é importante ter em mente quais os serviços que se pretende oferecer, pois o salão de beleza tem um leque enorme de possibilidades.

Espaço para operação de cada serviço

Definidos os serviços que serão oferecidos, Taciana destaca que é importante saber qual a metragem mínima necessária para a operação de cada um deles. “Isto definirá a quantidade de clientes que poderá ter por período, o que, por sua vez, determina o espaço de recepção e espera”, diz.

Os principais serviços de salão e suas principais orientações físicas, de acordo com a arquiteta Taciana, são:

Cabelo (corte, penteado e química)

Ideal um piso com alta resistência à abrasão (pois os cabelos riscam o piso), de fácil limpeza e que possa ser molhado por causa dos lavatórios. Iluminação difusa e frontal (sobre ou nas laterais do espelho) para evitar pontos de sombra no rosto e a cliente possa se ver bem.

Bancada de apoio e carrinho para os produtos, materiais e equipamentos de uso do profissional. Pontos de tomada de 220 V, pois os equipamentos são todos nesta voltagem.

Para o lavatório, é importante deixar os pontos de esgoto, água e elétrica também já prontos no piso, conforme recomendação do fabricante, para evitar entupimentos e tubulações aparentes.

Maquiagem e designer de sobrancelhas

Um bom espelho, com iluminação difusa e frontal (sobre ou nas laterais do espelho) para evitar pontos de sombra no rosto. Bancada para produtos e uma cadeira específica para estas finalidades.

Depilação e estética

É importante que o ambiente seja aconchegante, pois alguns destes serviços têm um processo mais longo. O ideal é que se tenha uma iluminação difusa e outra indireta separadamente.

Bancada para apoiar equipamentos e produtos e armários para armazenar toalhas, produtos e descartáveis.

Manicure e Pedicure

É importante um local com dreno para instalação da autoclave que faz a esterilização de todo material. A iluminação difusa deve ser combinada com a iluminação direta sobre a mesa de trabalho. No caso de poltronas, pode-se utilizar arandelas para iluminação direta.

Copa

Ter uma copa para funcionários é muito importante, inclusive para manter o salão organizado.

Recepção e espera

A recepção deve ter espaço para computador e demais equipamentos utilizados para marcar horários e fazer cobrança, de maneira geral.

A espera deve ter assentos confortáveis, além de TV , revistas e um espaço com água e café, para que o cliente se distraia enquanto aguarda ser atendido. Nestes ambientes a iluminação pode ser difusa e indireta.

A identidade do salão: as principais orientações

A identidade de qualquer negócio é fundamental para que ele seja reconhecido e diferenciado em meio aos seus concorrentes. Neste sentido, confira as principais dicas dos especialistas:

Conte com ajuda profissional para criar a identidade visual

Taciana comenta que, em relação ao estilo, vai depender muito da intenção do proprietário, afinal, hoje os salões têm os mais variados estilos e isso é muito bom. “O importante é que tudo esteja, além de belo, de acordo com a função de cada ambiente. Sempre aconselho meus clientes nesta área, antes de começarmos o projeto, que procurem um profissional para criar a identidade visual e a marca de acordo com o que ele deseja, para que, em cima disso, o projeto de arquitetura e decoração seja desenvolvido. Desta forma, temos uma linguagem única e harmônica entre marca e espaço”, destaca a arquiteta.

Compartilhar

Posts Relacionados

Na Mídia: Quarto Montessoriano - Blog Tua Casa

Na Mídia: Quarto Montessoriano - Blog Tua Casa

Por volta de 1907, a médica e educadora italiana Maria Montessori criou o método educaci...
Na Mídia: Sofás de Paletes - Blog Tua Casa

Na Mídia: Sofás de Paletes - Blog Tua Casa

Atualmente, as palavras reaproveitamento e sustentabilidade nunca estiveram tão em alta, ...
Na Mídia: Projeto de Interiores para o Centro Cardiovascular Paulista - Clique Arquitetura

Na Mídia: Projeto de Interiores para o Centro Cardiovascular Paulista - Clique Arquitetura

Neste projeto, realizado pela arquiteta Taciana Leme, foi feita a adequação dos espaços...

Deixe um Comentário