Loading...

Se a decoração da casa é capaz de estimular os sentidos, imagine para quem ainda está aprendendo! Conheça o estilo Montessoriano, que auxilia no desenvolvimento das crianças.
Durante a fase de crescimento, é natural que os pequenos explorem tudo ao redor, seja com os olhos, as mãos ou até mesmo com a boca! É comum que os pais façam alterações no ambiente pensando na proteção dos minicuriosos.
Mas o que muitos ainda não conhecem é que existe uma proposta decorativa que promove mais do que a segurança e garante autonomia aos filhos desde os seus primeiros meses. Assim é o método montessoriano, que surgiu nas escolas, por educadores, e incentiva o autoaprendizado por meio da exploração, da investigação e de pesquisa.

Conceitos Básicos do Estilo Montessoriano

O quarto deve ser organizado pela criança, ainda que seguindo a orientação dos pais. Dessa forma, é ela quem escolhe onde colocar brinquedos e livros. As prateleiras devem ser instaladas na altura do pequeno e realocadas conforme o seu crescimento. “Os armários devem ter nichos baixos, para que a criança escolha a roupa e o calçado que deseja usar”, explica a arquiteta e designer de interiores Taciana Leme.

Não pode faltar

“Espelhos são importantes para que as crianças possam identificar a si mesmas”, diz Taciana. Aposte nos modelos de acrílico. Quadros, portaretratos, interruptores e luminárias infantis seguem a mesma proposta.

E a cama?

O berço é substituído por uma cama bem baixa, um futon ou um colchão. Assim, mesmo as crianças menores de dois anos experimentam a liberdade de deitar e levantar quando quiserem.
É preciso colocar um estrado baixo ou um tapete de borracha para isolar a temperatura do piso. “Via de regra, o aconselhável é dispor almofadas rolinho no entorno do colchonete, para que a criança não role para o chão”, diz Taciana.

Texto: Flávia Firmino | ILustração: Shutterstock

Compartilhar

Posts Relacionados

Na Mídia: Sofás de Paletes - Blog Tua Casa

Na Mídia: Sofás de Paletes - Blog Tua Casa

Atualmente, as palavras reaproveitamento e sustentabilidade nunca estiveram tão em alta, ...
Na Mídia: Escritório Do Futuro - Flexform

Na Mídia: Escritório Do Futuro - Flexform

A evolução da decoração no ambiente de trabalho Nos últimos anos, o ambient...
Na Mídia: Banheiro branco – Blog Tua Casa

Na Mídia: Banheiro branco – Blog Tua Casa

Banheiro branco é praticamente uma tela esperando por cores, é um ambiente perfeito para...

Deixe um Comentário